quinta-feira, 7 de julho de 2016

Síndrome de Machado-Joseph

A Síndrome de Machado-Joseph, também chamada de ataxia espinocerebelosa tipo 3, é uma doença neurodegenerativa de origem genética. Uma mutação no cromossomo 14 leva a produção da proteína ataxina-3 mutada, que possui ação neurotóxica. A transmissão é autossômica dominante e a probabilidade de um indivíduo portador apresentar a síndrome é de aproximadamente 98%.

Manifestações:
Síndrome cerebelosa: Responsável pelos primeiros sintomas, apresenta uma progressão até estagnar-se por volta dos 15 após o início da síndrome. Ocorre déficit de coordenação nos movimentos voluntários, de ataxia na marcha, hipertonia em membros inferiores, hipotonia em membros superiores e disartria.

Distúrbios oculares: Inicialmente há limitação do olhar vertical para cima e convergência, com a evolução da doença o olhar lateral também é prejudicado. Nistagmo e dipoplia também são característicos. O reflexo oculovestibular está ausente ou diminuído. A aparência de “olhos esbugalhados” é decorrente da retração palpebral

Síndrome piramidal: Hipertonia mais intensa nos membros inferiores, hiperreflexia, sinal de Babskin uni ou bilateral e clônus nos tornozelos e joelhos em fases mais avançadas

Síndrome periférica: Presente em cerca de 59% dos casos, apresenta-se em fases mais tardias. Possui diversas apresentações: Perda de reflexo aquiliano, atrofia muscular distal, fasciculações, paresia distal e áreas de hipoestesia tátil. Dor neuropática é rara.

Outras manifestações: Disfagia, noctúria, incontinência urinária, depressão, dor crônica, fadiga e sialorreia.

O óbito geralmente é decorrente de complicações pulmonares e caquexia, podendo ocorrer dos 6 meses aos 29 anos após o início do quadro. A idade média do início da doença é de 40,2 anos.

Referência: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/1157/1/Tese%20Doen%C3%A7a%20de%20Machado-Joseph-Joana%20Ruivo%20Rodrigues.pdf

2 comentários:

  1. Nossa, quantas síndromes que existem! E essa fiquei conhecendo outro dia, lendo uma revista no salão. A mãe do rapaz escreveu um livro.
    Ótimo post!
    Bjos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, quantas síndromes que existem! E essa fiquei conhecendo outro dia, lendo uma revista no salão. A mãe do rapaz escreveu um livro.
    Ótimo post!
    Bjos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir