O desenvolvimento humano é um processo altamente dinâmico, complexo e desafiador. Algumas teorias foram propostas para auxiliar na compreensão desse processo, dentre elas:
Teoria da maturação:
Proposta por Arnold Gessel, indica a maturação de estruturas do sistema nervoso como principal condutora do desenvolvimento psicomotor. Cada faixa etária é mais propícia para a aquisição de certas habilidades e o desenvolvimento passa por períodos nodais e "fora de foco". Nos períodos nodais há intensa maturação, a criança possui alto domínio dos desafios ambientais, está em equilíbrio e geralmente apresenta comportamento agradável. Já nos períodos "fora de foco" a criança está em desequilíbrio, apresentando problemas comportamentais, pouco domínio sobre as situações impostas e geralmente é desagradável (aquelas faixas etárias em que a criança está "chatinha", birrenta e problemática).
Teoria do ambiente:
Elaborada inicialmente por Havighurst, considera o desenvolvimento resultado da interação e inter-dependência de elementos sociais, biológicos e culturais. A aquisição de habilidades motoras não seria decorrente apenas do desenvolvimento biológico, mas também fruto da exigência social: A sociedade espera que certas tarefas sejam realizadas em determinados períodos.
Teoria do desenvolvimento cognitivo:
Idealizada por Jean Piaget, possui ampla utilização no planejamento pedagógico. Enfatiza a aquisição dos processos cognitivos de pensamento, estabelecendo estágios do desenvolvimento cognitivo:
- Sensório-motor: Nascimento-2 anos
- Pré-operacional: 2-7 anos
- Operações concretas: 7-11 anos
- Operações formais: 12 anos em diante
O movimento é visto como agente primário na aquisição dos processos cognitivos, principalmente em bebês e crianças em fase pré-escolar.
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