sexta-feira, 3 de junho de 2016

Questão comentada: Cantanhede/MA (2016)

Mais uma questão de fisioterapia em ortopedia. Vamos analisar cada um dos testes:

A)Teste de Grava ou Manobra de Grava: Avalia pubalgia. Paciente em decúbito dorsal com quadril acometido flexionado aproximadamente 70º e com abdução máxima, avaliador promove resistência à adução enquanto solicita que o paciente realize movimentos repetidos de flexão abdominal. Positivo se houver dor intensa na região púbica e impossibilidade de realizar os movimentos.
Fonte: http://bridiquiropraxia.blogspot.com.br/2009/10/pubeite-pubalgia-como-intensificar.html
B) Teste de Lasegue: Esse é famosão! Avalia dor lombar associada a ciatalgia. Paciente em decúbito dorsal, avaliador flexiona quadril do paciente com joelho estendido. Positivo se houver dor a partir dos 30º.
Fonte: http://www.ortopediaonline.org/index.php/exame-fisico/coluna/199-teste-de-lasegue

C) Teste de Thomas: Avalia retrações dos flexores de quadril (inclusive iliopsoas). Paciente em decúbito dorsal, avaliador realiza flexão máxima de uma das pernas. Positivo se perna contralateral elevar-se da maca(quadril flexiona-se).
Fonte: http://www.medicinageriatrica.com.br/2011/03/11/teste-de-thomas-2/
D) Teste de Milgram: Avalia se há patologias intratecais. Paciente em decúbito dorsal com membros inferiores estendido. Solicita-se que eleve as pernas aproximadamente 5cm da maca, mantendo posição por cerca de 30 segundos. Positivo se paciente referir forte dor e não conseguir manter a posição.
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfDPwAH/testes-especiais-ii-regiao-lombar?part=2
GABARITO: Letra C.
Prova e gabarito completos: Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário