quarta-feira, 1 de junho de 2016

Questão de prova: Fisioterapeuta Bonito de Minas (2016)

Questões sobre testes em ortopedia envolvendo ombro são muito comuns. Mas dificilmente vemos uma tão explicadinha assim. Vamos ver alguns testes para cada condição listada.

A) Luxação do ombro
Teste de apreensão: Avaliador realiza abdução e rotação externa do ombro do paciente. Positivo se este pressente a luxação, oferecendo resistência e assume expressão facial apreensiva (daí o nome do teste). Indica luxação anterior reicidivante de ombro.

B) Ruptura na bainha rotatória
Teste da queda de braço: Paciente abduz completamente do braço e depois é solicitado para baixá-lo lentamente ao lado do tronco. Positivo se ao chegar a aproximadamente 90º o membro superior tende a "cair", o paciente não conseguir manter a descida vagarosa. Avalia ruptura na bainha rotatória.

C) Instabilidade do tendão do bíceps
Vários testes avaliam instabilidade tendínea do bíceps, dentre eles temos:
Teste de Yergason: Paciente com o braço junto ao corpo, cotovelo a 90º e pronado. Paciente deve realizar supinação contra resistência. Positivo se houver dor na região do sulco bicipital. Avalia lesão do tendão da cabeça longa do bíceps. Em caso de ruptura, pode ser visualizado uma massa em formato de bola na região anterior do braço. Esse achado é chamado "Sinal de Hueter".
Fonte: http://jeffersonleal.com.br/effe/userfiles/file/Aulas%2016-08-10/EXAME%20DO%20OMBRO%20rev2.pdf
Teste de Lipmann: Paciente com braço junto ao corpo e cotovelo a 90º. Avaliador solicita que flexione o cotovelo enquanto impõe resistência. Positivo se houver dor na corredeira bicipital. 

D) Bursite subdeltoideana
A porção externa da bolsa subacromial pode ser chamada de subdeltoideana. Há teste para bursite subacromial:
Paciente sentado ou em pé, avaliador realiza passivamente extensão do ombro e com a outra mão palpa a região da bursa subacromial. Se o paciente sentir dor o teste é sugestivo para inflamação da bursa. Outro modo: Paciente em posição supina com a articulação do ombro fora da maca, avaliador realiza abdução do ombro com extensão e com a outra mão palpa a região da bursa, o teste é positivo se o paciente relatar dor.

Gabarito: Letra B

Referências:
http://www.ufrgs.br/semiologiaortopedica/Modulo_13.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário